terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Definindo conceito e exemplo de Conto

Conto é uma narrativa curta e que se diferencia dos romances não apenas pelo tamanho, mas também pela sua estrutura: há poucas personagens, nunca analisadas profundamente; há acontecimentos breves, sem grandes complicações de enredo; e há apenas um clímax, no qual a tensão da história atinge seu auge.
No conto, tempo e espaço são elementos secundários, podendo até não existir. Além disso, os próprios acontecimentos podem ser dispensáveis. Há, por exemplo, contos de Machado de Assis ou Tchekov nos quais, simplesmente, não tem nada que acontece. O essencial está no ar, na atmosfera, na forma de narrar, no estilo.
Exemplo:
Meu verdadeiro Herói
Era um dia frio, chuvoso, as ruas desertas, de uma cidade grande. E ali, estava um homem, debaixo de um toldo de uma loja na rua principal da cidade. Com frio, fome... e tentando de todas as formas, sobreviver as ações da natureza... mas o que o maltaratava não eram as ações naturais, e sim sua própria raça, o homem, (animal racional e pensante)... que exclui sua raça. Este homem, apenas um rosto, um corpo, solto na rua... sem nome, sem documento, sem vida, é o verdadeiro heirói nacional... que se agarra ao menor fio de esperança e na menor possibilidade de vida que lhe aparece e tenta sobreviver nesse mundo cão. A esse homem, que todo mundo finge nao ver... ofereço meu alento, meu afeto e minha solidariedade... pois é o mínimo que eu posso fazer.
Este é sem dúvida o meu verdadeiro herói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário